18:14

Scones de chocolate

Ontem à noite vi programa da Mafalda Pinto Leite na SicNotícias, para além de um bolo de mel com excelente aspecto e de ovos recheados ela fez uns scones com chocolate que têm um aspecto tão apetitoso, que eu não resisti e esta manhã assim que me levantei fui fazer uns scones para o pequeno almoço.
Os meus ficaram assim:




Os meus ficaram mais castanhinhos, porque eu me esqueci de derreter a manteiga com antecedência e como já tinha 3 bocas esfomeadas para o pequeno almoço deitei a manteiga quente sobre a massa com o chocolate e este derreteu um pouco, dando cor à massa.

Ingredientes:
1 chávena de leite + 1 colher de sopa de limão
3 chávenas e 1/2 de farinha sem fermento
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicabornato de sódio
1 pitada de flor de sal
100 gramas de chocolate
150gramas de manteiga derretida arrefecida
1 ovo
1 colher de chá de baunilha

Preparação:
Preparar com antecedência a manteiga derretida para que possa derreter. Juntar o sumo de limão ao leite para que este coalhe.
Misturar os ingredientes secos: farinha, fermento, bicabornato, flor de sal e chocolate partido em pedaços.
Juntar a manteiga derretida (importante estar fria para não derreter o chocolate, como me aconteceu :-) ), o ovo batido e a baunilha e misturar. Importante não trabalhar demasiado a massa para não perder a leveza. Se for necessário juntar mais farinha até atingir a consistência desejada (eu juntei mais um chávena de farinha).
Espalhar a massa em cima da mesa com as mãos até ter +/- 1cm 1/2 de altura. Cortar os scones com a forma desejada. Eu cortei com um copo. Dispor os scones num tabuleiro de modo a ficarem colados de forma a subirem melhor. Pincelar com manteiga derretida e polvilhar com açúcar.
Levar ao forno a 180ºC durante 12 minutos. Não deixar muito tempo senão ficam secos e o chocolate queima-se.

Só posso dizer que são deliciosos, fofinhos e... já disse deliciosos?! :-) Simples ou com manteiga, vale a pena fazer!

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Olá Sofia,

    Muito obrigado pela sua visita e comentário ao Outras Comidas. Ainda bem que as velhas receitas tradicionais, como a aletria doce, vão sobrevivendo aqui e ali, para mais numa cozinha de jovem, como a sua. Apesar disso, que me deixa contente, acho que a médio prazo, vou ter eu razão, infelizmente.
    Obrigado também por me ter dado oportunidade de conhecer este seu espaço tão simpático e criativo. Fiquei algo espantado por ver chocolate e baunilha em scones mas depois vi a razão: há crianças, pois claro!!!

    LPontes

    ResponderEliminar
  2. Olá Luis,
    Talvez tenha razão e daqui a uns anos quando os meus pequenos forem mais velhos não tenham interesse ou tempo para manter certas tradições. Mas espero que nós possamos plantar a sementinha nos nossos filhos de forma a que eles continuem a apreciar a gastronomia portuguesa, e que não se rendam ao fast-food e a comidas estrangeiras, muito mais calóricas e rápidas de fazer, em que basta juntar água e já está.
    Relativamente aos scones, cá em casa todos adoram scones acabadinhos de sair do forno, e desta vez os meus filhos gostaram tante de ver os scones na tv com o chocolate e a baunilha, que me pediram para fazer, e eu não resisti e fiz a receita. Mesmo assim, continuo a preferir o scone simples quentinho com manteiga :-)

    -Sofia

    ResponderEliminar
  3. Olá, Sofia
    Sou brasileira, e conheci os scones por meio de uma amiga portuguesa que se hospedou em minha casa. Nesse fim de semana, fiz essa receita com chocolate e minha família gostou muito!
    Derreti a manteiga direitinho, mas eles ficaram mais escuros também. Muito simpáticos, rs.
    Obrigada por compartilhar ;-)
    Um abraço,
    Daniele
    www.leitecomcafe.com.br

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita! Partilhem a vossa opinião comigo e deixem um comentário :) Não se esqueçam de voltar!

Thanks for visiting! Share your opinion with me and leave a message :) Don't forget to come back!

Copyright © 2016 As coisas da Mãe Sofia , Blogger